sábado, maio 16, 2015

Mais de 400 moçambicanos já foram repatriados

Pelo menos 420 de um grupo de 947 moçambicanos que serão repatriados por estarem ilegais na Africa de Sul, já chegaram no centro de acolhimento de Boane. O governo confirmou hoje o repatriamento do grupo e a reabertura do Centro de Trânsito de Boane, onde deverão ser alojados.
Depois da afrofobia registada há um mês, as autoridades sul-africanas iniciaram uma campanha de caça aos imigrantes e detiveram muitos africanos que que se encontram naquele país, em situação ilegal. Entre os ilegais detidos estão cidadãos do Zimbabwé e do Leshoto.
“Mais uma vez, estamos com uma segunda vaga que é o regresso problemático de 947 moçambicanos, repatriados pelo governo sul-africano”, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi.
Segundo o governante, os outros 527 compatriotas que deverão regressar ao país, nos próximos dias, ainda estão detidos num centro de acolhimento de Lindela, no país da diáspora.
Oldemiro Baloi não adiantou datas mas garantiu que será realizado um encontro bilateral com o governo sul-africano para discutir a imigração ilegal.


Fonte: O País – 15.05.2015

Sem comentários: