sábado, junho 13, 2015

Exemplo de uma democracia funcional

Nota: Em democracia funcional, o programa do governo pode ser chumbado, e não falo de apenas ser criticado, pelo partido no poder. E eis o caso:

Democratas chumbam agenda para comércio internacional de Barack Obama

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos chumbou hoje, com o voto dos democratas, um projecto de lei para protecção de trabalhadores norte-americanos que podem ser afectados com os tratados de comércio internacional.

Apesar de estarem de acordo com o conteúdo do texto, a maioria dos democratas votou contra aquele pacote legislativo com o objectivo de acabar com a conhecida “via rápida” para acelerar a aprovação de tratados comerciais e evitar que a sua revisão passasse pelo Congresso.


Com 126 votos a favor e 302 contra, o fracasso da agenda comercial de Obama significa que o pacote comercial considerado na Câmara de Representantes será diferente ao já aprovado pelo Senado, o que requer novas negociações para elaborar um projecto de lei final.

A oposição dos democratas à agenda comercial do Presidente norte-americano também afecta directamente as negociações com os membros dos Governos do Acordo da Associação Transpacífico (TPP), colocando os Estados Unidos numa posição mais fraca.

A Casa Branca tem alegado que aquele projecto de lei é essencial para fechar o acordo TPP, que envolve 12 países do Pacífico.

Fonte: LUSA – 13.06.2015

Sem comentários: