terça-feira, junho 09, 2015

Moçambicano diz-se filho de Robert Mugabe

Gabriel Ricardo foi preso no passado dia 30 de Maio depois de ter atravessado o posto fronteiriço de Beitbridge sem um passaporte.

Um cidadão Moçambicano acusado de ter entrado ilegalmente no Zimbabwe através da África do Sul, criou um escândalo num tribunal em Harare quando a alto e bom som declarou que havia se deslocado ao Zimbabwe a procura do seu pai biológico - nada mais nada menos que próprio Robert Mugabe presidnete da República!

Gabriel Ricardo foi preso no passado dia 30 de Maio depois de ter atravessado o posto fronteiriço de Beitbridge sem um passaporte. Apenas tinha consigo o seu BI Moçambicano tendo sido conduzido posteriormente no passado dia 6 de Junho para Harare e ser apresentado a um Juiz de instrução para ser processado por ter entrado ilegalmente no Zimbabwe.

"Vim aqui á procura do meu pai" disse Ricardo no tribunal ao juiz Elijah Makomo. Quando o juiz questionou se Ricardo havia já localizado o seu pai, este respondeu "Ainda não consegui pois fui preso a entrada do país" e foi nesse momento que o Juiz perguntou quem afinal ou como se chamava o seu pai, a que o jovem respondeu "Robert Mugabe, o Presidente deste país".

De seguida e após estupefacção geral no tribunal Ricardo explicou ainda que foi educado pelos seus pais adoptivos que confidenciaram no dia da sua morte que o seu pai verdadeiro seria o próprio Presidente Robert Mugabe. Alegou ainda que Mugabe teria engravidado a sua mãe aquando da sua estadia em Moçambique durante a guerra de libertação do Zimbabwe. Após a morte dos seus pais adoptivos Gabriel partiu para a África do Sul a procura de emprego mas não conseguiu ter sucesso, no entanto, depois dos ataques xenófobos na África do Sul, Gabriel Ricardo, alega que "achou que o melhor seria partir para o Zimbabwe e ir ter com o pai e juntar-se as suas raízes".

Ricardo disse ainda que nunca pensou que pudesse vir a ter problemas de entrar no Zimbabwe porque segundo os seus pais adoptivos, mal entrasse no Zimbabwe e dissesse que era filho de Mugabe seria bem acolhido.

"Eu fui levado a acreditar que bastava eu vir e entrar no país mesmo sem passaporte porque sou filho do Presidente Mugabe", disse mais uma vez o rastaman Moçambicano.

O juiz Makomo entre algum humor a mistura, disse então dirigindo-se a Gabriel Ricardo que "o seu sangue azul não lhe vai safar da acusação de ter saltado a fronteira, seja filho de quem for, se saltou a fronteira cometeu acto punível com 1 mês de cadeia". No entanto e de forma benevolente o Juiz Makomo acabou permitindo a soltura de Gabriel Ricardo sob condição de que não repetirá o acto.

Gabriel Ricardo foi deportado para Moçambique mas não sem antes ter pedido a palavra para declarar que "mal chegue a Moçambique irei iniciar um processo para que seja reconhecido pelo meu pai junto a Embaixada do Zimbabwe!". A Folha de Maputo acompanhará ansiosa pelo desenrolar deste "caso".

Gabriel Ricardo é magro e baixo e mais claro que Robert Mugabe, não sendo nem um pouco parecido com o "pai", sendo que a única semelhança é o facto de o estadista zimbabweano se chamar de nome completo Robert Gabriel Mugabe. [MCM]

Fonte: Folha de Maputo – 09.06.2015

Sem comentários: