sexta-feira, junho 12, 2015

Presidente prepara nova ronda de contactos com oposição

Presidente, Filipe Nyusi, anunciou hoje a preparação de uma nova ronda de contactos com os partidos de oposição, numa fase em que a Renamo ameaça tomar pela força os governos provinciais no centro e norte do país.
"Estamos a preparar mais uma volta de consultas com todos os intervenientes da paz em Moçambique", disse Filipe Nyusi, durante a cerimónia, hoje em Maputo, de celebração de 40 anos do estabelecimento de relações diplomáticas de Moçambique com o mundo.
Sem mencionar a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), Nyusi reiterou a sua disponibilidade para se encontrar com os líderes da oposição e representantes da sociedade civil, "com vista a dar prosseguimento a um diálogo orientado para resultados concretos no domínio da consolidação da paz".
A Renamo, maior partido da oposição, anunciou na quinta-feira que vai forçar a criação das autarquias provinciais no centro e norte do país, através da criação de uma polícia e da redistribuição do seu efectivo militar.
José Manteigas, porta-voz da V sessão do Conselho Nacional da Renamo, disse que o quórum reunido na cidade da Beira aprovou a criação, "a bem ou a mal", das autarquias provinciais, incluindo o uso da ala militar do partido, que será redistribuída para responder a eventuais ataques do Governo.
Sem avançar datas, José Manteigas disse que o movimento vai evacuar os edifícios estatais onde funcionam os actuais governos provinciais e aos dirigentes da Frelimo ser-lhe-á dada a oportunidade de escolha de se filiarem na Renamo para se manterem nos cargos ou transferirem o poder para o partido de oposição.
"O Conselho Nacional deliberou que o partido devia prosseguir com a implementação das províncias autónomas e governe à força onde ganhou as eleições porque temos legitimidade para dirigir as províncias", insistiu José Manteigas.
Paralelamente, a Renamo anunciou o abandono das negociações de longo prazo com o Governo, ao fim de mais de cem rondas de diálogo, sem que tenha sido alcançado acordo para a desmilitarização do movimento.
No início do seu mandato, Filipe Nyusi avistou-se duas vezes com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e também co o presidente do MDM (Movimento Democrático de Moçambique), Daviz Simango, e representantes de vários partidos extraparlamentares.
Depois dos encontros entre o Presidente da República e o líder da oposição, a Renamo submeteu um ante-projecto de lei ao parlamento, preconizando a criação das autarquias provinciais em seis regiões do país, mas a proposta foi rejeitada pela maioria da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).
A iniciativa da Renamo visava ultrapassar a crise política em Moçambique, motivada pela recusa do principal partido de oposição em reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de Otubro.

Fonte: LUSA – 12.06.2015

Sem comentários: