sábado, junho 13, 2015

– TALAPA GARANTE NÃO HAVER DIVISÃO NA OJM

A porta-voz da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Anchia Talapa, disse hoje, em Maputo, que não há qualquer tipo de hostilidade entre os membros da organização, mas que existem apenas ideias divergentes entre os militantes.

Talapa, que falava à margem da 2/a Sessão Extraordinária do Comité Central da OJM, respondia assim, aos rumores que circulam na imprensa nacional sobre uma alegada existencia de alas no seio daquela organização juvenil pertencente a Frelimo, partido no poder em Moçambique.

Em nenhum momento esta sessão decorreu em sobressaltos. Aqui dentro não notamos nenhuma divisão. O que existe são ideias diferentes, o que é normal e saudável em qualquer tipo de associação’’, disse.

Ela insistiu ainda que ‘’não há nenhum tipo de exclusão por parte da actual direcção. Não sinto que haja divisão por parte de alguns membros, como tenho ouvido’’.

Para a porta-voz, num debate cada um está livre de expor o seu posicionamento ou a sua ideia, porque todas as opiniões e sugestões são canalizados para um sistema de votação, no qual são escolhidas as melhores propostas.

Talapa falou da decisão tomada, em unanimidade, pelos membros da OJM para a mudança do actual corpo directivo, tendo afirmado que há necessidade de revitalizar a liderança visto que já o presente governo da OJM já cumpriu os cinco anos do mandato.

O que nós estivemos a discutir é o congresso da OJM que acontecerá brevemente, já que passam cinco anos e tem de haver um novo corpo directivo, um novo secretário-geral, um novo secretário provincial, um novo secretario distrital’’.

O mandato da actual direcção da OJM termina em Outubro próximo, o que abre espaço para que novos candidatos concorram para a posição. Talapa não avançou se o presente corpo directivo poderá se recandidatar para a manutenção do seu estatuto a nível da organização. (Jeremias Chemane)


Fonte: AIM – 13.06.2015

Sem comentários: