terça-feira, julho 28, 2015

Um alerta oportuno aos nampulenses e outros

Parabéns Município de Nampula pela aquisição dos 39 autocarros concebidos no projecto de 40. É um grande passo. Mas antes isso exige uma responsabilidade por parte dos gestores que é a Empresa Municipal de Transportes, dos munícípes, incluindo os que não vão usar por terem transporte próprio, mas que a bem do meio ambiente deviam recorrer ao esse transporte público e aos utentes. Os utentes não são necessariamente os munícipes de Nampula, mas podem ser os que visitam a cidade de Nampula que duma ou outra forma, precisam os meios de transporte público.

Responsabilidade por parte dos gestores, significa não subtrair as receitas para fins próprios. Que todos os gestores e funcionários da empresa saibam que 64 milhões foram concedidos a título de crédito no sistema leasing, com uma taxa de juro de 14,75 porcento a serem reembolsados em três anos. Portanto, não é oferta. Pediu emprestado, pagou. É o município que vai pagar e não Mahumudo Amurane.

Os gestores e funcionários da Empresa de Transporte saibam que os seus salários serão gerados nessa empresa. Saibam ainda os autocarros precisam de manutenção permante e isso tem os seus custos. Saibam também que esses autocarros não são vitalícios e que depois de alguns anos, devem-se comprar novos para substituí-los.

Por parte dos utentes, é assumir responsabilidade pagando pelo uso por só assim existirão motoristas, os autocarros se beneficiarão de manutenção permanente; mantendo-os em forma. Se um passageiro não paga, saibam os outros passageiros que esse está a sabotar a cada um, ao município.

Tudo isto que escrevi aqui é porque tenho receio que não venha a acontecer ou o que vai acontecer, seja o contrário, muito contrário do que escrevi. Tenho receio que se evoquem eleições como o direito de estragar o que pertence a todos os munícipes... MAS NÃO QUIS SER PESSIMISTA PORQUE AINDA ACREDITO EM VOCÊS.

P.S: 1) Falar de transporte de Nampula, é falar de Maputo, Matola, Pemba e onde quer que seja.

2) Falo porque estou com saudades dos comboios e automotoras hoje inexistentes. Tenho saudades dos autocarros, machimbombos da ROMON.

3) Que apesar de nunca ter usado, sei que existiu a empresa Transportes Públicos Urbanos de Nampula sob tutela do Ministério de Transportes e Comunicação. E por onde andam os autocarros? Como Transportes Públicos Urbanos ficaram os trabalhadores?

Sem comentários: