domingo, novembro 27, 2016

A irracionalidade de Pedro Nacuo

Só pode ser Pedro Nacuo e companhia quem não sabem como é que Afonso Dhlakama está agora na parte incerta.
Pedro Nacuo era dos jornalistas do Jornal Notícias que escrevia com muita racionalidade e ajudava até para a reconcilição entre moçambicanos. Tenho no meu arquivo, no Reflectindo sobre Moçambique, uma série de artigos com excelente racionalidade de Pedro Nacuo, artigos em que ao ler via-se nele um verdadeiro professor.  É na altura em que trabalhava como delegado do Jornal Notícias de Nampula e depois Cabo Delgado.
Não posso entender da maneira como este compatriota mudou a quase 360 graus desde que Filipe Nyusi está na Ponta Vermelha e não menos quando foi nomeado editor político no Jornal Domingo, aquele jornal que raramente leio por publicar coisas irracionais. Aquela racionalidade de Nacuo esvaziou-se completamente e pelos vistos pretende liderar um novo G40 ou assumir o papel ridículo de Gustavo Mavie escrevendo coisas que ele próprio não acredita.
‘Então, Pedro Nacuo não se lembra do ataque a Dhlakama em Zipinga, em Manica e nas Palmeiras, na Beira?

Então, para Pedro Nacuo não vale a pena aquele diálogo e sobretudo o esforço dos mediadores internacionais?

Eis o artigo:




Por Pedro Nacuo

Depois de a Renamo, particularmente o seu lider, ter sido excepcionalmente recebido por Filipe Nyusi, que acabava de tomar o posse, por duas vezes em Fevereiro de 2015, sinal de que o novo inquilino da Ponta Vermelha estava aberto a dialogar com todos, Afonso Dhlakama teve força para que se desdobrasse pelo país a contradizer o espirito que norteara a excepçao de ter sido esperado pelo chefe de Estado e com ele trocado impressoes que nos pareciam valiosas.

A seguir deu-se um passo, que foi a tomada de posse dos deputados que antes se recusavam a fazê-lo, pretensamente porque não reconheciam os resultados eleitorais. Imediatamente a seguir, a Renamo veio reequipar-se e com o novo equipamento calcorear o país jurando poder dividir para o governar.

Donde terá vindo essa ideia posterior? Assim, na vergonha de voltar a dar cara a quem havia jurado fazer o impossivel num Estado de Direito, recolheu-se de novo ao mato, para negociar a sua saida para o convivio com o povo que diz dirigir.

A ideia que ficou é que, não havendo como justificar o comboio de mentiras sobre a possivel governaçao parcelar do país, em funçao dos resultados, igualmente, parcelares, tinha que aparecer uma justificaçao, segundo a qual, “foi necessário muito esforço para que me demovessem a voltar sem cumprir a promessa”. É ou nao é?

Sabia, a Renamo, que insiste tratar-se de órgão paternal da democracia, que o sistema político proposto aos moçambicanos defende a escolha de dirigentes ou partidos politicos por meio de voto secreto, universal e decide que ganha quem vence na generalidade? Ou já não estão cá os que introduziram a aula?

Metidos em mais este imbróglio os moçambicanos, a todo o custo (?) querem a paz e a Renamo voltou aonde nunca tinha saido: confiar mais em estrangeiros do que em compatriotas, razão por que também, desta vez, só se poderia conversar na sua presença, com nomes e qualidades iguais às de há 22 anos. Era para quê?

Estarei enganado que era para preparar um encontro de alto nivel, entre o Chefe do Estado e o dirigente do partido inconformado, destruindo toda a confianca que em Fevereiro de 2015 levou a que fosse o presidente da República a esperar pelo cidadão Afonso Dhlakama, simplesmente por ser um dirigente de um partido?

Passado o tempo que passou, sem que a Renamo tenha parado de matar (in) discriminadamente os moçambicanos, será que o encontro entre Nyusi e Dhlakama está próximo, tendo em conta que dele não mais se fala? Pelo contrário nas entrevistas corridas dos preciosíssimos mediadores me chegam informaçoes de documentos que estao a ser preparados para serem Lei, depois de aprovados pela Assembleia da Republica...estou enganado?

Se não estou enganado, o diálogo (des) necessário (que em Fevereiro de 2015 não precisou de rondas negociais) visava criar condições para o encontro entre o presidente da República e o lider da Renamo ou preparar a mudança da legislaçao moçambicana?

Se perguntar não ofende, para mudar a legislaçao moçambicana precisamos de importar peritos estrangeiros que nos vão dizer em quanto tempo o farão para que num outro espaço temporal aprovemos através dos nossos representantes no parlamento?

Sendo verdade que o que está à vista, conforme todos os dias nos fazem saber, é a corrida de levar propostas legislativas saídas das sessões da comissao mista ao parlamento, para quando fica o encontro Nyusi/Dhlakama, que era o objectivo da constituição das equipas?

Por outra, não seria bom dizer publicamente que não conseguiram a missão ou dizer aos moçambicanos que só falarão quando as coisas ficarem amadurecidas?

Se é verdade que não estão a conseguir o encontro, que era o objectivo principal e saltam para outras experimentações, não rezam os modos de humildade dizer claramente da sua incapacidade, antes que a confiança que depositamos na comissão se desvaneça?

Se perguntar não ofende, o Parlamento vai receber por esta via adventícia as propostas de revisão legislativa? Vai aprovar? São muitas perguntas, mas como perguntar não ofende, segundo se diz por todo este país…

Pedro Nacuo

In Jornal Domingo (27.11.2016)

Sem comentários: