terça-feira, abril 18, 2017

FMI alerta que dívida cresce o dobro com governos fracos

Um documento da instituição dirigida por Christine Lagarde conclui que os governos estáveis são mais determinados no controlo das contas públicas. O populismo e os parlamentos fragmentados que dominam a actualidade podem ter consequências para as contas públicas e dificultar a consolidação orçamental, avança análise do FMI, citada no jornal espanhol El País.
O último livro elaborado pelo FMI sobre o impacto que tem a situação política no défice, na dívida ou na política fiscal alerta que governos que carecem de maiorias parlamentares ou que estão apoiados em coligações são considerados Executivos débeis e tendem a aumentar duas vezes mais a dívida pública sobre o PIB do que governos maioritários.
Com uma ampla base de dados que abrange 90 países durante 50 anos,  as conclusões do FMI não mencionam nenhum país em concreto. A análise diz também que a debilidade política explica que a redução do défice é sete vezes menor do que em governos que são maioritários no Parlamento.
O estudo em causa, para evitar alterações estatísticas, retirou da análise os casos extremos como os resgates sofridos durante a crise do euro.
“Quando os governos têm maiorias amplas, a diferença entre o que conseguem fazer e o que prometem fazer é muito pequena. Se houver governos frágeis é muito difícil mobilizar uma maioria no Parlamento, e nesses casos a diferença é muito maior “, diz Vítor Gaspar, director do gabinete dos Assuntos Fiscais do FMI. E o efeito é semelhante na dívida quando se tem um governo de coligação ou se o número de ministros no governo for superior à média, que é de 14, nestes casos há uma tendência para maior acumulação de dívida.
Um número maior de ministérios e sensibilidades para assistir, torna mais difícil dominar os gastos do Estado, diz Gaspar.

Fonte: O País – 17.04.2017

Sem comentários: