terça-feira, abril 11, 2017

Malásia apreende 52 quilos de cornos de rinocerontes saídos de Moçambique

As autoridades da Malásia anunciaram, ontem, a apreensão de 18 cornos de rinoceronte avaliados em cerca de três milhões de dólares norte-americanos. Segundo divulgou a imprensa malaia, os cornos de rinoceronte teriam saído de Moçambique num avião de carga que fez escala em Doha, capital de Qatar. Hamzah Sundang, director do Departamento da Alfândega do Aeroporto de Kuala Lumpur, indicou que os funcionários realizaram uma inspecção a um dos armazéns do recinto e descobriram caixas de madeira, suspeitas, procedentes de África. “A equipa encontrou nas caixas 18 cornos de rinoceronte com um peso total de 51,4 quilos”, declarou Sundang, em conferência de imprensa no aeroporto, indicou o jornal New Strait Times.
As autoridades abriram uma investigação para esclarecer a procedência da carga, que chegou à capital da Malásia num avião de mercadorias vindo de Moçambique, com escala em Doha.
Os documentos que acompanhavam as caixas “são falsos”, disse o responsável. Esta não é a primeira vez que as autoridades alfandegárias dos países asiáticos apreendem cornos de rinocerontes despachados a partir de Moçambique. O país registou nos últimos anos um abate daquela espécie por caçadores furtivos, sobretudo no Parque Nacional do Limpopo.

Fonte: O País – 11.04.2017

Sem comentários: