quarta-feira, maio 03, 2017

Governo são-tomense quer reduzir trabalhadores para aliviar “pressão” sobre orçamento

Governo de São Tomé e Príncipe pondera reduzir o número de trabalhadores na administração pública
O governo de São Tomé e Príncipe considera ser necessário reduzir o número de trabalhadores na administração pública, para aliviar “a pressão sobre o orçamento do Estado”, disse, ontem, o ministro do Emprego e Assuntos Sociais, Emílio Lima, citado pela Lusa.
“Precisamos fazer uma reforma que não só tem a ver com a saída de pessoas, mas também melhor enquadramento, aproveitamento dos recursos humanos, valorizando o capital humano, e enquadrá-los em função do desempenho que cada uma das instituições deverá ter”, disse o governante no acto central para assinalar o Dia do Trabalhador.
“Nos últimos dez anos, a nossa administração pública triplicou. Nós tínhamos três a quatro mil funcionários públicos, hoje estamos em cerca de 11 mil e isso cria uma pressão bastante grande sobre o orçamento geral do Estado”, acrescentou o ministro.
A redução do efectivo na função pública são-tomense corresponde também às exigências da última missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que, segundo fontes do Ministério das Finanças, Comércio e Economia Azul, exigiu ao executivo a redução de pelo menos dois mil funcionários no aparelho do Estado.

Fonte: O País – 03.05.2017

Sem comentários: