quinta-feira, dezembro 28, 2017

Libéria: George Weah eleito novo presidente

Monróvia- O senador e antigo jogador George Weah foi eleito, quarta-feira, novo presidente da Libéria, e vai suceder no cargo Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe de Estado em África.
A contagem de votos a nível distrital aponta a vitória do senador da Libéria na disputa pela presidência do país, em segundo turno, contra o actual vice-presidente, Joseph Boakai.
A votação aconteceu terça-feira (26), e deu a Weah a vitória em 12 dos 15 distritos do país. Apesar disso, a media local apontou que a data após o Natal prejudicou as eleições que, segundo afirmam, teria tido baixo comparecimento dos eleitores, noticia a “Sputik do Brasil”, citando a Reuters.
Acusações de fraude nas eleições foram refutadas pelo presidente eleito, que se manifestou no Twitter reforçando a sua fé nos sistema eleitoral de seu país.
"Com os resultados que já saíram, o senador George Manneh Weah é o presidente eleito. Na nossa sala contagem de votos, temos mais de 70%", disse à Reuters Morluba Morlu, vice-gerente de campanha da Weah.
A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) anunciou os resultados preliminares oficiais ainda na quarta-feira.
George Weah  candidatou-se pela Coligação por uma Mudança Democrática, e teve 38,4% dos votos ainda no primeiro turno. Já Joseph Boakai, candidato pelo Partido da Unidade, tinha conseguido 28,8%
Weah  ficou conhecido como estrela do futebol mundial após jogar em equipas como Paris Saint-Germain (França)  e Milan (Itália).
Até hoje, foi o único jogador africano a ser eleito melhor jogador do mundo pela FIFA, o que ocorreu em 1995.
Em 2015, ele tornou-se senador da Libéria, anunciando a campanha à presidência ainda no ano passado.

Fonte: Angop – 28.12.2017

Sem comentários: