segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Realizou-se hoje terceira reunião do Conselho de Estado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, presidiu hoje a terceira reunião do Conselho do Estado. O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, que tem dentre outras competências, aconselhar o Chefe do Estado no exercício das suas funções.
Na presente reunião, o Conselho de Estado foi informado sobre o processo de diálogo entre o Presidente da República e o Presidente da Renamo, com destaque para o ponto de situação da descentralização.
O Conselho de Estado encoraja o Presidente da República e o Presidente da Renamo a prosseguirem com diálogo, com vista ao alcance da paz efectiva no país.
O órgão apela igualmente a sociedade a encarrar este processo de dialogo como necessário, devendo para efeito acarinha-lo e contribuir com ideais para a estabilização e desenvolvimento do país.
O Conselho de Estado apreciou igualmente a proposta de revisão da Constituição d República, quanto a descentralização, enfatizando a premência na salvaguarda da unicidade do Estado moçambicano.
O Conselho de Estado apreciou igualmente a situação de segurança em Mocímboa da Praia, saudando a pronta intervenção das Forças de Defesa e Segurança, para a reposição da ordem, segurança e Tranquilidade Públicas.
Os membros deste órgão condenam a intolerância religiosa protagonizada por grupos de malfeitores e enaltecem o posicionamento da Comunidade Muçulmana que prontamente se distanciou daqueles actos.
O Conselho de Estado saúda a população dos distritos afectados pela contínua colaboração prestada às autoridades competentes e apela á vigilância popular.   

Fonte: O País – 19.02.2018

Sem comentários: